A HISTÓRIA DO MUNDO EM UM CAPÍTULO DA BÍBLIA – Estudo 2

Você já teve um sonho e não se lembrou dele? Ou já teve um sonho que se tornou real?

Você pode consultar um livro de História do Mundo ou a internet para comparar as datas e eventos que iremos estudar.

Para começar, leia o capítulo 2 do livro de Daniel.

Aproximadamente no ano de 603 a.C o rei de Babilônia chamado Nabucodonosor teve um sonho e se esqueceu do que sonhou, mas ficou perturbado por não lembrar e ainda assim queria uma interpretação do sonho. Naquele tempo, principalmente os reis, acreditavam muito em sonhos e com base no sonho tomava decisões e preocupavam-se com o futuro em relação ao seu reinado.

“Então o rei mandou chamar os magos, os astrólogos, os encantadores e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos.” Daniel 2:2 Porém, eles eram incapazes de falar o que o rei havia sonhado tão pouco, dar a interpretação do sonho. Daniel 2:10 e 11.

O rei furioso decretou a morte de todo sábio de todo intelectual da época por conta disso. Todavia, antes que se matasse qualquer sábio, um jovem, também sábio de linhagem real do reinado de Israel, nação essa conquistada por Nabucodonosor rei de Babilônia, de aproximadamente 22 anos chamado Daniel, foi informado da incapacidade de revelação e interpretação do sonho ao rei, pediu então ao rei que este lhe desse tempo para consultar a Deus e dar a interpretação. Convocou Daniel à seus amigos para que Deus revelasse o sonho para que eles também não morressem. Daniel 2:12 à 18.

Daniel recebeu uma visão de noite onde lhe foi revelado o sonho e a interpretação.  Então ele agradeceu e enalteceu o nome de Deus pois sabia que somente Deus poderia fazer tal proeza.

Já na presença do rei, Nabucodonosor diz: “Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?” Daniel 2:26.

Veja que interessante: “A glória não foi tributada aos homens que serviam de oráculos no reino; mas os que puseram toda a sua confiança em Deus, buscando graça e força e iluminação divina, foram escolhidos como representantes do reino de Deus na perversa e idólatra Babilônia.” 

 “O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias;” Daniel 2:27,28.

Que satisfação o rei saber que os seus pensamentos sobre o fim do mundo e sobre seu reino seriam revelados.

Daniel diz: “Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.

A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.” Daniel 2:33

Algo parecido com a imagem ao lado.

“Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.” Daniel 2:34 e 35.

 E agora vem a interpretação. Que fantástico, não basta Daniel ter falado o que o rei sonhou e havia esquecido, agora, ele dá a interpretação.

“Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei. Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu (prata); e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços. E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo. E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.

Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.

Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.” Daniel 2:36 à 45.

Vamos colocar isso em uma nova imagem para entendermos melhor sobre as datas relacionadas aos poderes que se ergueriam e governariam o mundo.

A estátua é a história do mundo. Você sabe em que parte da história estamos?

Concluímos, Deus é quem institui reis e reinos, governos e governantes, nada acontece sem a permissão de Deus. Estamos nesse momento em face do último poder sobre a terra, o qual pelo poder político religioso de Roma, tendo como representante o papado, o qual será interrompido pela pedra lançada sem auxilio de mãos e findará este reinado. Você quer saber quando? Continue seguindo esses estudos, e você saberá.

Algumas perguntas para pensamos:

Por que foi dado o sonho? Ler Daniel. 2:28
Para mostrar o que vai acontecer no tempo do fim.

Que acontecerá no fim dos dias? Ler Daniel. 2:44
Deus estabelecerá um reino.

Faço a você um apelo: Confiar na palavra profética e confiar no Deus de Daniel.

Próximo Estudo: Quem representa a Pedra.